Aleitamento Materno

Alimentação merece cuidados desde o nascimento


Coordenadora de Nutrição do Ministério da Saúde esclarece que cada etapa da vida do bebê tem uma alimentação diferente e que os hábitos saudáveis começam desde a amamentação

Cada fase da vida do bebê requer cuidados. Na alimentação, por exemplo, a indicação para a criança receber alimentos sólidos é após o sexto mês de vida. Até os quatro meses de idade o sistema gastrintestinal e renal dos bebês ainda não têm maturidade para processar outros alimentos além do leite materno.

Segundo especialistas, não devem ser oferecidos nem mesmo água e chás, pois o aleitamento materno preenche todas as necessidades nutricionais da criança. Principalmente se até os seis meses de vida a amamentação é regular e tranqüila.

De acordo com a coordenadora de Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, nesta fase os alimentos sólidos já podem ser inseridos na dieta do bebê “A partir dos seis meses, o organismo da criança já está preparado para receber alimentos diferentes do leite materno, que são os chamados alimentos complementares”, explica.

Ela esclarece que alimentos como arroz, feijão, carne e legumes cozidos devem fazer parte da alimentação dos bebês com a idade de 6 meses em forma de papinha, uma vez por dia. Além disso, as frutas raspadinhas também entram na dieta desta idade.

Assim como a nutricionista Ana Vasconcelos, os pediatras enfatizam que os hábitos alimentares das pessoas são formados nos primeiros anos de vida. Por isso é tão importante cuidar da alimentação saudável das crianças desde o nascimento. Sendo assim, os doces, enlatados e outras guloseimas devem ser evitados pelo menos nos primeiros dois anos de vida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s