Praias brasileiras

Algumas das praias mais belas do Brasil

spiagge brasiliane

Está chegando o melhor período para curtir o litoral brasileiro, de outubro a janeiro (em fevereiro temos o carnaval, mas é altíssima temporada). Se tiverem oportunidade, além de todos os lugares indicados por amigos, o site Washington Allifer oferece dicas excelentes das praias mais fabulosas deste imenso litoral.

Algumas praias da lista:

1. Fernando de Noronha
Fernando de Noronha é a mais importante de um grupo de 21 ilhas de mesmo nome a 340 km de Recife – Pernambuco, declarada parque marinho nacional desde 1988. As praias são de dois tipos: aquelas viradas para a costa (10 praias e uma Baía dos Golfinhos) e aquelas viradas para alto mar (4 praias, com piscinas naturais e um torrente) .

2. Praia da Pipa
Esta praia se encontra a sul da costa do Rio Grande do Norte, a 90 km de Natal e a 10 km de praias em que é possível nadar, passear, contemplar a natureza circundados de areias douradas, piscinas naturais de água quente, coqueiros e encostas espetaculares. Além disso, esta praia é habitada por tartarugas e golfinhos.
La spiaggia di Pipa La spiaggia di Pipa La spiaggia di Pipa

3. A praia de Jericoacoara
Há 20 anos atrás esta praia era um simples vilarejo de pescadores sem energia elétrica. Hoje, mesmo com a chegada da eletricidade continua a existir a paz e a serenidade que sempre lhe foram atribuídas. A razão que contribuiu para manter este ambiente é o difícil acesso. De fato, Jericoacoara significa “buraco de tartaruga” e o nome deve-se às tartarugas que procuram nesta praia a proteção para depositar seus ovos. Mas o que realmente encanta nesta praia é o pôr-do-sol.
La spiaggia di Jericoacoara La spiaggia di Jericoacoara La spiaggia di Jericoacoara

4. Porto de Galinhas
A praia de Porto de Galinhas tem uma história muito particular. No século 19, o governo brasileiro proibiu o comércio de escravos, muito comum no Recife até então. Porém, os piratas continuaram o tráfico clandestinamente e começaram a fazer o desembarque dos escravos em praias mais isoladas. Quando os “navios negreiros” (este foi o nome dado aos navios que continuaram o comércio) chegavam no porto, disfarçavam suas atividades usando mensagens em código, como: “chegaram novas galinhas na praia”, em que as galinhas, obviamente, eram os escravos; dando origem ao atual nome.
Porto de Galinhas Porto de Galinhas

5. Canoa Quebrada
Canoa Quebrada é um pequeno e antigo vilarejo escondido na encosta e descoberto pela comunidade hippie nos anos 60. O mar aqui é particularmente transparente e é circundado de enormes dunas multicoloridas, onde do cume é possível apreciar o que os habitantes chamam de “a magia do pôr-do-sol” e durante a noite de lua cheia o mar transforma-se em um imenso espelho prateado em que é possível ver a lua dançar na água. O ecossistema desta praia é frágil e por este motivo uma particular atenção deve ser tomada com as dunas e encostas.
Canoa Quebrada Canoa Quebrada

6. Morro de São Paulo
O Morro de São Paulo, a colina de São Paulo, é um dos destinos mais procurados e é o top entre as praias brasileiras com areias limpas, palmeiras, água quente e cristalina, além de uma rica fauna. O Morro é uma espécie de vulcão, com as praias no fundo e as casas (ou pousadas) no alto. Vive-se apenas na parte superior da colina com um panorama fantástico e para ir à praia é preciso descer. É proibido o acesso aos carros.
Morro de Sao Paulo Morro de Sao Paulo Morro de Sao Paulo

7. Praia do Rosa
Praia do Rosa é desenhada em meia-lua e circundada de lagunas e colinas cobertas pela vegetação nativa e meta muito apreciada para os praticantes de surf. Dispõe de cerca 6 / 3 km de extensão e foi descoberta durante os anos 60 por navegadores que desfrutavam a Praia do Rosa com suas excelentes ondas. A beleza desta baía é reconhecida em todo o mundo, tanto que faz parte do “Club das baías mais belas do mundo” feito pela UNESCO.
Praia do Rosa Praia do Rosa

8. Praia Pitinga
Pitinga é certamente uma das mais belas praias do estado bahiano. Em frente a praia existe uma grande montanha, rica de vegetação, que dá a idéia, enquanto se está nadando, de estar em algum paraíso perdido.
Praia Pitinga Praia Pitinga

4 comentários em “Praias brasileiras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s