Economia brasileira

Economia Brasileira

Sobre a economia do Brasil, em 2009, perante a crise podemos afirmar que foi um país que agüentou firme todas as adversidades oriundas dessa resistência a crise mundial que atingiu a todos, indistintamente. A indústria brasileira, com certeza, foi o setor mais prejudicado, principalmente pela falta de crédito, mas que graças à ação firme do governo que procurou aliviar a tensão abrindo crédito a determinados setores da indústria, promovendo isenção e redução de impostos, criando incentivos para o fortalecimento do mercado interno, fazendo com que a Economia social Brasileira criasse fôlego, conseguindo segurar, sem grandes traumas, principalmente o setor de emprego que é fundamental para o funcionamento da economia, o que em alguns casos, houve crescimento das taxas de empregos. Mas com a recuperação do crédito, ao longo de 2009 e o esgotamento de seus estoques, a indústria demonstrou uma recuperação razoável, embora não tenha atingido os patamares anteriores à crise, mas que mesmo assim, permitem olhar para 2010, com boas perspectivas de crescimento.

AtualAtual

Outros setores da nossa economia

O Presidente Lula, no seu atual governo, enfrentou a crise com muito cuidado, atenção e determinação, socorrendo-a com medidas corretivas e justas, na hora certa e foi o país que menos sofreu e teve até momentos de euforia, em determinados setores da economia politica. A queda dos juros, da inflação e o aumento real do trabalho, foram fatores decisivos para que a economia brasileira chegasse ao fim do ano, com tudo para deslanchar em 2010. Outro setor que é historicamente importante para o Brasil, é o agropecuário, que de um modo geral, respondeu bem no período de crise, uma vez que a produção de grãos para.

A Economia Brasileira em 2010A Economia Brasileira em 2010

A próxima safra deve alcançar um volume superior, projetando para a economia brasileira em 2010, condições favoráveis ao seu crescimento, pois o volume de produção de grãos estará em torno de 144 milhões de toneladas, 4,5% superior a 2009. Na pecuária, para os próximos anos, o Brasil ampliará as exportações de carne bovina e de frangos para o Oriente Médio, um mercado com condições muito favoráveis ao Brasil. Outro setor da economia brasileira que tem ocupado as manchetes dos jornais é o petrolífero, onde o pré-sal tem sido motivo de muitas discussões e esperanças de bons negócios de futuro para os próximos anos.

MundialMundial

Saúde para a economia

Existem ainda alguns dados a serem considerados e que são de fundamental importância para a nossa economia, em referência, por exemplo, a nossa balança comercial que prevê o fechamento do ano, com um saldo positivo em torno de 26 bilhões de dólares, com os efeitos da crise, nossas exportações do empreendedores indidviduais e outros tipos de empresas foram menores que no ano anterior, mas mesmo assim, o saldo foi positivo. Para o ano de 2010, espera-se uma melhora considerável, pois se projeta para o comércio exterior, uma corrente maior de negócios. Dizem que o Esporte é Saúde, pois isto está prestes a se confirmar com a realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil, que trará saúde para a nossa economia, principalmente através da construção civil, um setor que mais gera emprego com sua intensa ocupação de mão de obra, além, é claro, do turismo que receberá milhares de visitantes que aproveitarão a Copa, para visitar o Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s