Meio ambiente

A Amazônia uma região natural da América do Sul

Definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical – a Floresta Amazônica possui 60% de sua cobertura em território brasileiro.

A  Amazônia uma região natural da América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical – a Floresta Amazônica (também chamada de Floresta Equatorial da Amazônia ou Hileia Amazônica) – a qual possui 60% de sua cobertura em território brasileiro. A bacia hidrográfica da Amazônia possui muitos afluentes importantes tais como o rio Negro, Tapajós e Madeira, sendo que o rio principal é o Amazonas, que passa por outros países antes de adentrar em terras brasileiras. O rio Amazonas nasce na cordilheira dos Andes e estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. É considerado o rio mais volumoso do mundo.

No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada “Amazônia Legal” definida a partir da criação da SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), em 1966.
É chamado também de Amazônia o bioma que, no Brasil, ocupa 49,29% do território, sendo o maior bioma terrestre do país. Uma área de seis milhões de hectares no centro de sua bacia hidrográfica, incluindo o Parque Nacional do Jaú, foi considerada pela UNESCO, em 2000 (com extensão em 2003), Patrimônio da Humanidade.
Ecossistemas

A Amazônia é constituída pelos seguintes ecossistemas:
•    Floresta ombrófila densa (a chamada Floresta Amazônica);
•    Floresta ombrófila aberta;
•    Floresta estacional decidual e semidecidual;
•    Campinarana;
•    Formações pioneiras;
•    Refúgios montanos;
•    Savanas amazônicas;
•    Matas de terra firme;
•    Matas de várzea;
•    Matas de igapós;

Estes ecossistemas estão distribuídos em 23 eco-regiões, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e pequena parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Incluí também zonas de transição com os biomas vizinhos, cerrado, caatinga e pantanal.

Da redação Ambientebrasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s