Pesquisa Data Folha

Eleições2010 –  18/10/2010

Disputa permanece estável

Dilma continua com 54% dos votos válidos contra 46% de José Serra

Pesquisa nacional realizada pelo Datafolha em 14 e 15 de outubro mostra estabilidade no segundo turno da disputa pela presidência da República. Dilma Rousseff (PT) mantém a liderança com 54% dos votos válidos contra 46% de José Serra. Os dados são exatamente os mesmos verificados em levantamento anterior, feito há uma semana. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, Dilma Rousseff seria eleita presidente caso a eleição fosse agora.

No total das intenções de voto, a petista oscilou um ponto negativo – de 48% passou para 47%. O tucano manteve-se com 41%. A oscilação de Dilma no total da amostra se dá principalmente por conta de uma queda de três pontos percentuais entre os entrevistados de menor escolaridade, estrato que corresponde a 47% do eleitorado. A taxa de indecisos oscilou de 7% para 8% e a dos que pretendem anular ou votar em branco permaneceu inalterada em 4%.

Em relação aos outros segmentos, não há variações tão expressivas. A petista melhora seu desempenho em segmentos de classe média, com renda superior a 5 salários, mas apresenta queda na região Sul. Serra porém não se beneficia dessa perda. Entre os que habitam a região, a taxa de indecisos é que cresce na mesma proporção – três pontos percentuais.

É interessante observar a evolução dos candidatos por religião. A única variação expressiva se dá entre os entrevistados que dizem não ter religião. Nesse estrato, Dilma cai seis pontos e Serra sobe cinco. Entre os evangélicos não pentecostais, a petista cai quatro pontos e o tucano oscila positivamente dois pontos. Cada um desses dois segmentos correspondem apenas a 6% dos eleitores. Na maioria católica (62% dos brasileiros), Dilma mantém 51% e Serra oscila um ponto negativo (de 39% para 38%).

Quanto ao número que deverão digitar na urna eletrônica para confirmar o voto de presidente, 83% já conhecem os algarismos. Entre os eleitores de Dilma, essa taxa é de 88% e entre os de Serra chega a 81%. Na pesquisa anterior, esses índices correspondiam a 79%, 86% e 74%, respectivamente.

Julgam-se decididos sobre o voto para presidente no segundo turno 89% dos entrevistados, mesma taxa observada há uma semana. Entre os eleitores da petista, esse índice é de 91% e entre os do tucano fica em 89%. Na semana passada, eles eram de 90% em ambos os casos.

Em relação à rejeição dos candidatos no segundo turno, nota-se crescimento na taxa dos que descartam José Serra. Entre os que não citam o tucano como a escolha no segundo turno, sua rejeição passou de 63% para 66%. No caso de Dilma, houve oscilação negativa de um ponto percentual na taxa dos que a rejeitam – de 68% para 67% entre os que não a escolhem como candidata.

Entre os eleitores de Marina, 51% preferem Serra e 23% Dilma
25% valorizam apoio da candidata verde no segundo turno; 41% consideram o papel de Lula

Entre os que votaram em Marina Silva (PV) no primeiro turno da eleição para presidente, 51% optam agora por José Serra, enquanto 23% escolhem Dilma Rousseff. Pretendem votar em branco ou anular o voto 11% enquanto 15% mostram-se indecisos. Na pesquisa anterior,51% desse estrato optavam por Serra, 22% por Dilma, 18% estavam indecisos e 9% votavam em branco ou anulavam o voto.

O apoio de Marina poderia influenciar o voto de 25% dos eleitores brasileiros. Para 55%, entretanto, ele seria indiferente. Outros 15% dizem que o apoio seria determinante para rejeitar o candidato. Quanto ao apoio de Lula, 40% dizem que poderiam votar em um candidato apoiado pelo presidente contra 17% que o rejeitariam. Nesse caso, julgam-se indiferentes 40%.

Sobre quem Marina Silva deveria apoiar no segundo turno das eleições para presidente, as opiniões continuam divididas – 41% respondem Dilma Rousseff e 40% José Serra. Acham que a candidata do Partido Verde não deveria apoiar nenhum deles 9%. Há uma semana, essas taxas eram 42%, 41% e 7%, respectivamente.

A mesma polarização se observa ao se questionar para quem o apoio vai acabar saindo.Uma parcela (36%) acha que Marina apoiará Serra e outra (31%) acredita que ela se decidirá por Dilma. Boa parte (22%) não sabe. A única taxa que cresceu em relação à pesquisa anterior é a dos que acreditam que Marina não apoiará nenhum dos dois (era 9% e agora é 12%).

Para eleitores, Dilma (PT) é quem mais defenderá os pobres; Serra (PSDB) é visto como o mais preparado

As qualidades atribuídas a Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) dividem o eleitorado brasileiro, que vê na petista a mais preparada para defender os pobres e manter a estabilidade econômica do país, e avalia Serra como o mais preparado, de forma geral, para assumir a presidência, assim como para cuidar da saúde dos brasileiros. No quesito simpatia, os dois empatam. É o que mostra a pesquisa Datafolha realizada entre os dias 14 e 15 de outubro, que mediu a opinião dos eleitores sobre a postura e capacidade dos dois candidatos que estão no segundo turno.

Para 53% dos brasileiros aptos a ir às urnas no próximo dia 31, a petista é quem mais defenderá os pobres, caso eleita. A mesma avaliação sobre José Serra é compartilhada por 27% dos eleitores, enquanto 6% dizem que os dois defenderão os brasileiros pobres. É no Nordeste onde a diferença na avaliação sobre a capacidade de combater a pobreza atribuída aos dois candidatos é mais acentuada. Na região, 64% dizem que Dilma é quem mais defenderá os pobres, índice que é de 22% para Serra. Entre aqueles que escolheram Marina Silva (PV) no primeiro turno, 41% apontam Dilma como a maior defensora dos pobres, enquanto 30% deles dizem o mesmo sobre Serra.

Ao tucano é atribuída, pelos eleitores, a imagem de defensor dos mais ricos: 51% apontam-no como o candidato que mais defenderá os ricos brasileiros, enquanto 20% dizem o mesmo sobre a petista. Para 8%, os dois defenderão essa classe da mesma maneira.

Entre os atributos pessoais, o candidato do PSDB é visto pelos eleitores como mais experiente, inteligente e preparado do que sua adversária. Quando questionados sobre quem é o candidato mais experiente, 61% apontam o nome de José Serra, enquanto 25% escolhem Dilma. A fatia do eleitorado que diz que o tucano é o mais inteligente é de 47% – afirmam o mesmo sobre Dilma outros 32%. Esse cenário se inverte somente no Nordeste, onde 44% vêem a petista como mais inteligente, índice que é de 38% para Serra. Quase metade do eleitorado (48%) vê a candidata do PT como a mais autoritária, característica que 35% atribuem ao tucano.

A petista é a mais simpática para 42% dos eleitores brasileiros, mesmo patamar que Serra (40%). No Sul e no Sudeste, o tucano é visto como mais simpático que a adversária (tem 45% e 44% das atribuições nessas regiões, respectivamente). Já no Nordeste, é Dilma quem lidera em simpatia, apontada por 54% dos eleitores, ante 31% que indicam Serra com essa característica.

Na fatia do eleitorado que votou em Marina Silva no primeiro turno essas características pessoais são mais acentuadas. Serra é visto como o mais experiente por 77% dos eleitores verdes, ante 9% dos que dizem o mesmo sobre a petista. Para 59% desse grupo, o tucano é o mais inteligente – índice que é de 17% para Dilma -, enquanto 50% o consideram o mais simpático – 24% apontam Dilma nesse quesito.

Quando perguntados sobre quem é o mais preparado, de forma geral, para ser presidente, 49% apontaram o nome de Serra, enquanto 39% indicaram a petista. O tucano também é apontado como o mais preparado para cuidar da área da saúde (56%, ante 33% de Dilma). Já a petista é indicada como a mais preparada para manter a estabilidade econômica (48%, ante 37% que citam Serra) e para combater o desemprego (47%, ante 37% que indicam o tucano). Eles empatam quando o tema é o combate à violência (40% consideram o candidato do PSDB o mais preparado para essa tarefa, índice que é de 39% para Dilma) e o cuidado com a área da educação (ambos são apontados por 43% dos eleitores como os mais preparados para lidar com esse tema).

Em 2006, quando a disputa no segundo pela presidência também era entre PT e PSDB, só que com Lula e Geraldo Alckmin como candidatos, o petista também era o mais indicado como defensor dos pobres (62%, ante 24% do adversário), como o mais preparado para combater o desemprego (48% a 37%) e como o mais preparado para manter a estabilidade econômica do país (50% a 37%), assim como Dilma. Além dessas características compartilhadas com sua sucessora, porém, ele também tinha vantagem sobre o adversário tucano nos quesitos experiência (46% a 42%), simpatia (47% a 40%) e preparo para ser presidente, de modo geral (47% a 42%). Como Serra, Alckmin também era visto como o mais inteligente (51% a 34%) e quem mais defenderia os ricos (59% a 17%).

Metade dos eleitores assistiu ao horário eleitoral no segundo turno

As propostas dos candidatos à presidência transmitidas pela TV, no horário eleitoral gratuito, chegaram a 52% dos eleitores brasileiros, com maior penetração entre os eleitores do Sul (57%), entre aqueles que concluíram o ensino médio (55%) e o grau superior (61%) e com renda familiar mensal superior a dois salários mínimos (nesse caso, chegou a 56% entre aqueles com renda entre dois e cinco mínimos, 55% entre aqueles que ganham entre cinco e dez mínimos, e de 66% entre os eleitores com renda superior a dez salários mínimos). Entre os eleitores que estudaram até o ensino fundamental e entre aqueles que têm renda familiar de menos de dois salários mínimos a audiência do horário político ficou abaixo da média, em 48%.

Na fatia do eleitorado que disse ter assistido à propaganda dos candidatos, 96% afirma ter visto algum programa da candidata do PT, e 93%, aos programas de Serra. Entre os que viram o horário eleitoral de Dilma, 54% consideraram-no ótimo ou bom, 29%, regular, e 11%, ruim ou péssimo. No grupo de eleitores que assistiram ao horário eleitoral de Serra, 50% o avaliaram como ótimo ou bom, 30%, como regular, e 13%, como ruim ou péssimo. Entre aqueles que votaram em Marina Silva no primeiro turno e viram a propaganda política do segundo turno, o programa da petista tem avaliação pior do que o exibido pelo tucano. Nesse segmento de eleitores, 38% dizem que o horário eleitoral da petista é ótimo ou bom, 41% o consideram regular e 16%, ruim ou péssimo. As exibições na TV de José Serra são avaliadas como ótimas ou boas por 52% dos eleitores da candidata do PV, enquanto 32% dizem ser regulares e 10%, ruim ou péssimos.

Metade dos eleitores costuma viajar em feriados, mas afirmam que irão votar no segundo turno

A abstenção provocada pelo feriado prolongado que irá coincidir com o segundo turno das eleições, em 31 de outubro, deve ser pequena (de 2%), apesar de metade (52%) dos eleitores brasileiros ter o costume de viajar em ocasiões semelhantes. Mais eleitores com nível de ensino médio (59%) e superior (78%) têm o hábito de viajar em feriados prolongados, índice que também fica acima da média entre aqueles com maior renda (79%). Mesmo nesses grupos, a intenção de viajar não ultrapassa 3%. Entre os eleitores que estudaram até o ensino fundamental ou têm renda familiar inferior a dois mínimos por mês, apenas 1% pretende viajar no próximo feriado prolongado.

28% não se lembram de voto para senador

Menos de duas semanas após o primeiro turno, 28% dos eleitores brasileiros não se lembram de quem votaram para pelo menos uma das vagas ao Senado. O nome do deputado federal escolhido no início do mês também não é lembrado por 30% dos eleitores brasileiros.

Quando questionados sobre o voto para o Senado, 58% citaram o nome do candidato, e 1%, somente o número do senador votado. Para uma das vagas de senador, 17% disseram não saber ou não lembrar para quem votaram. A mesmas resposta foi dada por 11% do eleitorado para os dois votos ao Senado. Outros13% disseram ter votado em branco ou nulo para pelo menos uma das vagas em disputa.

Para a Câmara dos Deputados, 56% citaram o nome do candidato a deputado escolhido, e outros 2% apontaram o número digitado na urna eletrônica. O índice dos que votaram em branco ou nulo para deputado federal é de 11%.

São Paulo, 15 de outubro de 2010.

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