Malária

Saiba tudo sobre malária
Por Cláudio Patto | 05/12/1999 – Atualizada às 18:23

Esta é uma doença que pouco atinge os grandes centros brasileiros. No país, ela está concentrada principalmente na região amazônica, onde é registrado o maior número de casos. Em geral é conhecida em nosso meio como uma doença que acomete os viajantes.

Entretanto é a mais comum das doenças infecciosa sérias, sendo ainda considerada uma das maiores pragas da humanidade. Deve haver atualmente cerca de 200 a 300 milhões de pessoas infectadas em todo mundo, sendo que cerca de 3 milhões morrem todos os anos.

Agente e sintomas

A malária é causada pela presença no sangue de pelo menos uma de quatro espécies de parasitas unicelulares do gênero Plasmodium, das quais apenas três ocorrem no Brasil (ver tabela). Plasmodium vivax e P. malariae, que são mais amenas e não costumam levar o paciente a morte, e P. falciparum, que é mais nociva e pode ser fatal.

A quarta é a P. ovale, que também é amena e não ocorre no Brasil. Entretanto, todas as espécies causam os acessos maláricos de febre e anemia.

Antes do paciente apresentar o primeiro acesso malárico, aparecem sintomas como mal-estar, dor de cabeça e indisposição, seguidos por uma febre que vai aumentando até o acesso malárico. Este se caracteriza por calafrio, calor e suor. Apesar da febre elevada, o paciente começa a tremer de frio.

Depois de uns 30 minutos de calafrios, sente um calor intenso, quando a febre se eleva para 39 a 41°C, permanecendo assim por duas horas, quando cessa. O acesso se repete com uma periodicidade própria da espécie (ver tabela), bem como o tempo que demora para aparecerem os primeiros sintomas.

No P. falciparum, além do acesso malárico, a anemia é mais intensa, podendo ocasionar falta de oxigênio a órgãos vitais como o cérebro, o que pode levar o paciente a morte. O P. malariae pode causar um quadro semelhante em crianças.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s