História de Bonito Bahia

Por volta de 1.890, havia uma estrada que ligava Cafarnaum  à Bela Vista hoje a cidade de Utinga. O local onde hoje é a cidade de Bonito, havia neste uma grande árvore situada na atual Praça Benedito Mina, que os viajantes paravam para descansar enquanto os seus animais pastavam, eles faziam ali suas refeições, cantorias, contavam histórias, trocando idéias entre si. Os pioneiros desta temporada foram José do Ouro, Domingos Cavavá e Luiz Marabá. Uma família após outra imigrando para essa localidade, assim foi se formando uma pequena população.

O Senhor Aníbal Henrique de Souza, nascido em 1902, conta que conheceu a cidade de Bonito com  duas casas. Isso foi no começo do século. Os primeiros moradores recordados foram: Domingos Cavavá, Senhor Aprígio e João Ganso.
Aos 24 de agosto de 1931, começou a primeira feira. Os moradores do então lugarejo, Manoel Martins Ribeiro, João Medrado, Henrique Ane, Leonel Fernandes e Gaudêncio Gaspar, decidiram colocar barracas para a feira aos domingos, para venderem mantimentos aos moradores do local, pois antes dessa pequena feira todos os moradores tinham que ir fazer suas compras em Bela Vista (Utinga) e Cafarnaum. Ali nascia  o povoado de Bonito.
Todo mundo amarrava os animais num grande pé de Oite da estimação de todos. Até quando veio o Senhor Josué e cortou todos os galhos, com o propósito de matá-lo, o desgosto de todos foi grande. Ele fez isso à traição, à meia noite. A poucos meses depois veio a doença e a morte dele que foi vista pelo povo como castigo.
O pessoal foi chegando do  Povoado de Riachão, Bela Vista e muitos outros lugares. Em 1.946, só existia a praça com poucas casas.
O café do Bonito era  do tempo antigo, os plantios eram feitos em grotas e baixadas onde as terras eram bem férteis e frescas.
Conta o Senhor Aristides Barbosa de Oliveira ter sido ele o fundador do Pólo cafeeiro de Bonito. Ele foi para o Paraná onde aprender a cultivar o café. E voltando ao Bonito, comprou um terreno de cinco mil hectares, e plantou uma área de café. Ele doou e vendeu esta terra para muitas pessoas. Em 1.976 veio Dr. Franco chefe do IBC, para analisar as terras, a finalidade do IBC era financiar projetos para plantios de café em Bonito. Quando, pouco tempo depois vieram os resultados das análises do solo, dizendo que as terras não serviriam para o cultivo de café. Falaram com Dr. Franco: Vamos então à fazenda do “Canela”, Ao chegar lá viram uma plantação de dez mil covas de café carregados, e apenas só tinha sido usado na adubação adubos orgânicos, ele viu e voltou atrás da sua decisão, e retomou o projeto para financiamento de plantio do café.
O primeiro movimento do Pólo cafeeiro de Bonito começou a aparecer em 1.975, começaram as medições e,vieram agrônomos e até avião rondando a área. O nome do Dr. Macário é lembrado até hoje, com o engenheiro que mediu e se apoderou de muitas terras. As terras tinham dono com escrituras registradas. Existiam os herdeiros das famílias: Cedro, Rodrigues e Souza Santos. Quando apareceram os formais de partilhas e alguns políticos.
Foi tentada em 1.976 uma medição da área do comércio. Mas o prefeito de Utinga o Senhor José Barbosa, não garantiu a sua palavra e mandou invadir essa área e boa parte foi ocupada pelo fazendeiro Odilon.
A partir de 1.977, a mata, o campo e o feto foram desaparecendo para dar lugar ao plantio de café, foi a época também que o povoado começou  a crescer, chegando famílias de vários lugares atraídos pelas boas propostas de emprego. E também muito dos antigos donos terras começaram  construir casas no comércio.
A primeira missa aconteceu em Bonito no dia 18 de março de 1.940 era pra ficar durante sete dias, mas por causa da Segunda Guerra Mundial e os padres Holandeses foram convocados e retornaram a sua pátria de origem, por isso, suas estadias foram apenas quatro dias. Muitas lamentações dos fiéis inconformados. As missões foram dirigidas pelo Bispo Vicente de Ruy Barbosa.
A primeira capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi construída por iniciativa do Senhor Flodoaldo Bitencurt Belo, ajudado pelo povo que ficou muito satisfeito.

EMANCIPAÇÃO 
O município de Bonito está situado no planalto meridional da Chapada diamantina, a cerca de 455 km de Salvador , sua extensão territorial é de 661 km quadrado.
O município foi elevado a categoria de vila em 1970, categoria de distrito em 1982 e a emancipação em 13 de junho de 1989. Tendo-se então como primeiro Prefeito o Sr. Odilésio José Costa Gomes. O Bonito foi desmembrado do município de Utinga em Morro do Chapéu.

CLIMA
Clima é seco e sub-úmido mesotérmico, mantendo uma temperatura ambiental de 15º a 25º graus graças a sua altitude de 1.025 metros.

PERÍODO CHUVOSO
Novembro a janeiro.
PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA
café.
POVOADOS
Arizona (Catuaba), Povoado Botafogo, Cabeceira do Brejo, Baixa do Cheiro, Baixa Vistosa, Mata Doida, Riachozinho, Guarani, Quixaba, Varame e Gramiá.
MUNICÍPIOS VIZINHOS 
Utinga, Lençóis, Mulungu do Morro, Cafarnaum e Morro do Chapéu.
PREFEITOS
1.º Odilésio José Costa gomes- 1989 a 1991
2.º José Alves de Oliveira 1992 a 1995
3.º Alfeu Patrício dos Santos- 1996 a 1999
4.º Edivan José Cedro de Souza- 2000 a 2003
5.º Edvan José Cedro de Souza-  2005 a 2008
6.º Rômulo Carneiro de Oliveira (atual)- 2009 a 2012

8 comentários em “História de Bonito Bahia

  1. a 6 amos que eu moro aqui em salvador e sempre que eu tenho uma oportunidade eo vou visitar a minha querida cidade te amo bonito. estou com saudades desta cidade maravilhosa que e bonito . um abraco a todos voces moradores de bonito em breve eu estarei ai com voces.

  2. eu gostaria de saber, de qual familia, é jose cedro de souza, que foi prefeito de Bonito, se éle tem algum parentesco,com Sebastiao rodrigues cedro, e marcolina rodrigues cedro, eu sou neto de, Helena cedro souza, filha de sebastião rodrigues cedro, e Marcolina rodrigues cedro,minha bisavo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s